segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Google Wave.

Prepare-separa fazer parte da história, pois vem aí uma ferramenta que mudará completamente os seus conceitos atuais sobre Internet e a maneira como as pessoas interagem e se comunicam umas com as outras. O Google Wave ainda está engatinhando, mas será um dos responsáveis por essa mudança e verificaram a versão para desenvolvedores. Pois é, isso deverá tornar sua vida online muito mais fácil a partir do momento em que for lançada.google_wave1

Trata-se de uma inovação que agrega conceitos já conhecidos e amplamente aplicados na Web, em conjunto com novas tecnologias, colocadas em prática de uma forma totalmente nova e integrada. Nas palavras do Vice Presidente de Engenharia, Vic Gundotra, na conferência “Google I/O”, “com o Google Wave, você se esquecerá que está usando o browser”, ou seja, nós não temos ideia do que é possível fazer diretamente do navegador.

O Google fez questão de manter o código do Google Wave totalmente aberto, como um apelo aos desenvolvedores interessados para que contribuam com a melhoria do sistema. Por isso, foi possível que uma minoria selecionada ao redor do mundo tivesse a oportunidade de testar o aplicativo em uma fase tão crua do desenvolvimento.google-wave

O intuito do Google Wave é facilitar a comunicação, colaboração e interação das pessoas. Assim, por exemplo, quando você entrar no blog de um amigo e deixar um comentário, uma nova onda (ou wave) será criada na conta de usuário do seu amigo e ele poderá responder ao seu comentário sem precisar entrar no site ou blog onde você escreveu. Da mesma forma, uma wave será criada no seu Google Wave, para que você possa acompanhar as respostas aos seus comentários.

Imagine que você tem uma série de registros, em uma série de sites diferentes. Cada um com o seu objetivo, cada um com o seu sistema de mensagens, que os visitantes poderão deixar para os usuários registrados. Imagine ter que fazer login em inúmeros sites para checar as mensagens de cada um dos serviços nos quais você possui registro. Com o Google Wave, será possível criar uma wave para cada umcommunication_collaboration_google_wave_revolution_id793675_size485 desses serviços, dispensando a necessidade de navegar por horas só para responder a todas as mensagens que lhe foram enviadas.

O visual do Google Wave é similar ao navegador lançado pela empresa em 2008, o Google Chrome — e podemos esperar que os novos produtos do Google tenham sempre esse desenho. Encontrar alguém que não utiliza webmail é praticamente impossível hoje em dia. Assim, nada mais inteligente do que criar uma interface parecida com aquela que já conhecemos, seja qual for o serviço de email que utilizamos. A diferença é que o Google Wave é desenvolvido em HTML 5, o que significa que o conteúdo visualizado pelo usuário é totalmente dinâmico.

O HTML 5 permite um grau de dinamismo nunca antes visto na web. Você poderá mover painéis pela tela, arrastar arquivos do seu computador, diretamente para dentro do navegador, enviando-os como anexos às suas waves, incluir mais pessoas nas conversas, simplesmente arrastando-as de sua lista de contatos, brincar com seus contatos, utilizando os jogos que forem disponibilizados diretamente da interface do Wave, além de muitas outras atividades que ainda serão incorporadas ao aplicativo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário