sábado, 20 de março de 2010

Cinema e TV 3D prós e contras?

Quem não gostou de Avatar e não entende todo o rebuliço em torno dele tem mais um argumento para “descadeirá-lo”. Após o lançamento do filme de James Cameron, as produções em 3D estão em alta e contam com uma grande adesão de espectadores. Ao avaliar os efeitos da técnica na visão humana, optometristas da University of California perceberam que uma grande exposição à tecnologia 3D pode causar problemas em algumas pessoas.ciname3d
Os filmes em 3D dão uma dimensão extra aos efeitos especiais, o que é um atrativo que garante bilheterias. Porém, após 20 minutos a imagem se torna desconfortável, explica Guido Voltolina, diretor sênior para desenvolvimento de negócios e tecnologia de imagens nos Laboratórios Dolby. O ideal é ter o cérebro focado no enredo, sem tanto “trabalho” com as imagens, acrescenta.
O Dr. Daniel Adams, da University of California (São Francisco), explica que os frequentes movimentos ou ajustes realizados pelos olhos podem desencadear sintomas como enjôo ou tontura, além de cansar a vista.
Ao assistir a um filme em 3D, são realizados pequenos e frequentes movimentos oculares, já que os objetos na tela aparecem mais próximos ou mais distantes do que estão realmente, explica Adams. Quando se obedece ao reflexo cerebral, os músculos oculares tentam fazer o foco no ponto onde os objetos parecem estar (ou seja, projetando-se para fora da tela) e não onde realmente estão (na superfície da tela). Num primeiro momento, portanto a imagem em 3D fica fora de foco. Para conseguir assistir à projeção, é preciso condicionar o ato reflexo e, conscientemente, controlar o ponto focal e o estrabismo natural. Tal imax_shark_bigmovimento é possível – quem nunca brincou de vesgo durante a infância atire a primeira pedra – e até bem fácil, mas pode causar desconforto, afirma o médico para o site TG Daily.
Os efeitos da fadiga visual incluem irritação nos olhos (às vezes acompanhada de lacrimação), visão dupla , dores de cabeça, sensibilidade e redução da acuidade visual, segundo pesquisas da Wright State University.
A boa notícia é que os produtores de filmes estão trabalhando com médicos e especialistas em visão para assegurar o conforto nas experiências em 3 dimensões, conta o site San Francisco Chronicle. Os especialistas dizem que não é necessário se preocupar com sua visão ao assistir os filmes 3D, já que não há evidências que a tecnologia seja danosa a longo prazo ou de forma definitiva. O problema, no momento, é apenas desconforto.
img_20100111_163454Martin Banks, professor de optometria na University of California (Berkeley), sugere àqueles que se sentirem desconfortáveis durante um filme que removam os óculos 3D e dêem um descanso aos olhos. O professor também diz para olhar para objetos próximos e distantes, ao sair do cinema, para ajustar a vista ao mundo real.
Os pesquisadores acreditam que, ainda este ano, começarão a ser vendidas TVs equipadas com a tecnologia 3D, e já existem planos para levar a técnica também a celulares e computadores. Só para lembrar que as TVs 3D estão vindo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário